segunda-feira, 27 de junho de 2016

Escravidão no Brasil


escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produçãoadotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até pouco antes do final doImpério. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.
Muitos indígenas também foram vítimas desse processo. A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês de Pombal, no final do século XVIII.[1] Os escravos foram utilizados principalmente naagricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo, assim, essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.
A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel, entãoregente do Império, em nome de seu pai, o imperador Dom Pedro II.[2] No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoaspermanecem existindo no Brasil atual, constituindo a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.
POR: Júlia alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário