quarta-feira, 15 de junho de 2016

"Sub-regiões nordestinas." Por Karolina Mello 5º Ano
                   


O Nordeste é a região brasileira que possui a maior quantidade de estados, nove ao todo (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

As sub-regiões do nordeste
São divididas em 4 partes, são elas: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata.
Cultura

A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios. É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia, na qual estão incluídos os conhecimentos, os costumes, as artes, as crenças, os cultos religiosos, a literatura popular, as danças e os hábitos, de determinado grupo.
Dessa forma, a cultura do Nordeste brasileiro desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais, herdados de geração em geração.

Culinária Nordestina
A culinária nordestina foi desenvolvida sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena. O consumo de raízes, como macaxeira, inhame, batata doce, o preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, como o acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe, sururu; comidas de milho e coco, como o cuscuz, a pamonha e a canjica, é tudo uma herança que foi adaptada em cada estado.

Artesanato
O artesanato da Região Nordeste é bastante diversificado, com a produção de trabalhos decorativos e utilitários, confeccionados em cerâmica, madeira, conchas, rendas, dentre outros materiais. A arte da renda foi trazida pelos portugueses, onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do Nordeste.

Religião
Entre os cultos africanos trazidos pelos escravos e enraizados na cultura do Nordeste, destacam-se o candomblé e a umbanda, com seus rituais, hierarquias e cerimônias que reverenciam suas divindades.

4 comentários: